12 DICAS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS PORTA A PORTA

INTRODUÇÃO

 

Por  que revender porta a porta ?

 

    Em tempos de crise é sempre bom ter uma renda extra. O modelo de venda do tipo porta a porta pode ser uma boa alternativa. Mas como fidelizar os clientes e fazer novos contatos nos meses seguintes? De acordo com Luiz Alexandre de Paula, diretor de consultoria da GS&MD, uma somatória de fatores vai transformar aquela revendedora comum em uma consultora de sucesso. Confira abaixo as dicas do consultor.

 

DICA 01 - SEJA UM(A) CONSULTOR(A),EM VEZ DE REVENDEDOR(A)

 

   Para de Paula, há uma grande diferença entre o revendedor(a) e o(a) consultor(a). Enquanto o(a) primeiro(a) apenas revende os produtos, o(a) segundo(a) conhece a marca e a mercadoria, propõe combinações e conhece as reais necessidades dos clientes.

 

DICA 02 - TENHA UM RELACIONAMENTO ATIVO COM A CLIENTELA

 

  Aproximação e contato semanal com os clientes são, para de Paula, duas questões importantíssimas para garantir a segunda venda. “Essa troca de informações pode ser feita por meio de e-mail, redes sociais ou pelo whatsapp.

 

DICA 03 - MANTENHA SEUS CLIENTES SEMPRE INFORMADOS

 

  Sempre alerte seus clientes sobre as ofertas, os brindes e os lançamentos do novo catálogo. “Dessa maneira você fideliza sua relação com eles.” Já dizia um velho ditado:”Se o vendedor não cuida do seu cliente, alguém vai cuidar com toda certeza!”

 

DICA 04 - CRIE UM PERFIL NO FACEBOOK

 

  Por meio da rede social, além de você publicar informações sobre a marca, promoções e lançamentos, pode compartilhar os depoimentos de clientes que gostaram de determinado produto. “Isso agrega valor à marca e atrai a atenção de novos clientes”, diz de Paula.

        Hoje o mundo está conectado o tempo todo...por que não aproveitar, e usar as redes sociais pra vender?

 

DICA 05 - APRESENTE NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO

 

  Para os clientes mais íntimos, vale apresentar os lançamentos e as promoções do catálogo primeiro. “À medida que você trabalha essa relação, consegue aumentar suas vendas, e com menos trabalho.” Afinal seu cliente é o diamante de sua empresa e tem todo direito de ser o primeiro a saber de todas novidades...não é mesmo?!

 

DICA 06 - ENTENDA AS NECESSIDADES DE CADA CLIENTE

 

  Segmente a clientela e não ofereça produtos de que os clientes não gostam. “Se eles gostam de um determinado produto, não insista para que leve também outro semelhante que está em promoção. Isso pode irritar o cliente e impedir uma próxima venda", afirma de Paula.

        O cliente não gosta de vendedor que apenas quer vender, ele gosta de vendedor que queira estabelecer um vínculo de parceria...se eu insisto pra ele levar algo que ele não quer, possivelmente não retornará à loja pra comprar.

 

DICA 07 - AUMENTE A DISTRIBUIÇÃO

 

  No início do negócio é importante trabalhar com uma carteira vasta de clientes. Mas, com o passar do tempo e a identificação dos clientes fiéis, concentre-se naqueles que compram sempre, oferecendo um trabalho personalizado. Você pode por exemplo oferecer serviço de entrega em domicílio para esses fiéis clientes, ou até mesmo, oferecer brindes, descontos...

 

DICA 08 - EVITE REUNIÕES COM A CLIENTELA

 

  Fazer eventos para reunir os clientes e mostrar os produtos pode não ser uma boa ideia. Segundo de Paula, a dispersão toma conta do local e faz com que os consumidores não se sentem privilegiados. “Faça eventos mais direcionados, como uma demonstração de um produto, e com menos pessoas.”

 

DICA 09 - INVISTA NA SUA PROFISSÃO

 

  Se você é um(a) consultor(a) de enxovais, por exemplo, faça um curso sobre técnicas de venda ou algo voltado para captação de clientes. “Com capacitação, você tem mais credibilidade com o cliente e consegue oferecer o produto com mais propriedade”, diz de Paula.

 

DICA 10 - DEDIQUE UM TEMPO DIÁRIO À ATIVIDADE

 

  Mesmo que a venda direta seja sua segunda fonte de renda, vale a pena dedicar no mínimo duas horas por dia ao trabalho. “Use esse tempo para fazer o marketing com os clientes por meio das redes sociais.”

 

DICA 11 - UTILIZE OS PRODUTOS QUE VOCÊ REVENDE

 

  Antes de consultor(a), você deve ser consumidor(a) dos produtos que vende. “Ao mostrar para seus clientes que você utiliza os produtos da marca GM Confecções, você consegue convencer o cliente mais facilmente, além de oferecer mais credibilidade aos produtos.”

        Afinal: “você venderia algo que você jamais compraria?” FICA A DICA!

 

DICA 12 - INVISTA EM UM PEQUENO ESTOQUE

 

  Ter alguns itens a pronta entrega vai diferenciar você de outros consultores e atrair os clientes que não têm paciência para esperar a chegada do produto. “Para ser um risco calculado, invista naqueles produtos que saem com mais frequência”, diz de Paula. Hoje uma empresa também não consegue sobreviver com grandes estoques, por isso analise bem o que vai estocar, para fazer estoque do que realmente seja necessário.